Home  ›  Destaques  ›  Mangualde passa a dispor de linha urbana com o Mobi Viseu Dão Lafões

Mangualde passa a dispor de linha urbana com o Mobi Viseu Dão Lafões

Mangualde  /  2025-06-30

$titulo

Notícia e Imagem CM MANGUALDE https://www.cmmangualde.pt/1493/mangualde-passa-a-dispor-de-linha-urbana-com-o-mobi-viseu-dao-lafoes

A cidade de Mangualde prepara-se para uma transformação significativa na mobilidade urbana, com a entrada em funcionamento, já a partir da próxima terça-feira, 1 de julho, da nova rede intermunicipal de transportes públicos Mobi Viseu Dão Lafões.

Mangualde será um dos municípios que passa a ter linha urbana própria, que vai ligar as zonas mais movimentadas da cidade, nomeadamente escolas, centros de saúde, zonas comerciais e zona industrial do Salgueiro.  O novo serviço urbano terá um bilhete simples com um custo de 0,50 euros e um passe mensal de 12,5 euros , que pode ser adquirido na Loja Mobi (Café Azurara).

“Este é um momento histórico para Mangualde, de investimento no bem-estar da nossa população e coesão do território.  A criação de uma linha urbana dedicada é um passo decisivo para aproximar os cidadãos dos serviços essenciais e promover uma mobilidade mais sustentável”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida.

Além do circuito urbano, a nova operação de transportes públicos, (Mobi Viseu Dão Lafões), a maior alguma vez implementada na região, vai ligar os 14 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, prometendo revolucionar a forma como os cidadãos se deslocam. O passe mensal, com um custo de 20 euros, é válido para toda a rede intermunicipal. O bilhete simples tem o valor de 1,50 euros.

A nova frota de autocarros, com WiFi gratuito, ar condicionado e bilhética contactless, representa um salto qualitativo face ao modelo anterior. Além disso, os utilizadores poderão aceder a informação em tempo real sobre horários e percursos através do site mobiviseudaolafoes.pt e da aplicação móvel.

“Queremos que os mangualdenses sintam que o transporte público é uma alternativa viável e confortável ao transporte individual. Esta rede é mais do que uma mudança logística — é uma mudança de mentalidade”, acrescenta o autarca.

Com 167 linhas e 4400 paragens em toda a região, o Mobi Viseu Dão Lafões promete ser um marco na mobilidade pública regional, promovendo a inclusão, a sustentabilidade e a eficiência.

O sistema Mobi Viseu Dão Lafões será acompanhado por um site https://mobiviseudaolafoes.pt e uma aplicação móvel, que disponibilizam informação em tempo real sobre horários, percursos e localização dos autocarros.

Uma linha de apoio ao cliente também vai estar disponível todos os dias úteis, das 9h às 17h, através do número 232 811 175.


Partilhe em

 

 

publicidade Farm�cia Marques