A RCI começou como a maior parte das rádios em Portugal, pirata. Estávamos em 1983.
Alguns anos mais tarde surge a sua legalização com a atribuição da maior potência da região de Viseu.
Desde então, passou por enumeras remodelações até chegar ao ponto actual onde detém uma estabilidade empresarial e radiofónica invejável, mercê de uma política de gestão férrea onde os objectivos são definidos "a priori" de forma a que atinja a sua plena eficácia.
Conta com 24 horas de programação própria, um leque de funcionários qualificados e um número infinito de equipamentos técnicos dos mais modernos, para que a sua emissão seja a melhor possível em termos de qualidade tanto de áudio com de conteúdos e sem interrupções, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Emite nas frequências moduladas de 105.50 Mhz e 104.80 Mhz.
Com os seus estúdios e centro emissor nº 2, bem no coração da cidade de Viseu e com o centro emissor nº 1 na serra do Caramulo, emite para toda a zona centro em FM.
Desde 2003, opera igualmente, em streaming, com a codificação para internet disponibilizando desta forma, a sua emissão em directo, para todo o mundo.
É uma rádio que tem procurado uma conduta equidistante do chamado "poder local", o que lhe tem permitido uma independência total, defendendo, assim, o pluralismo político e colocando-se na vanguarda das audiências.
É hoje, a única estação de Viseu, não apenas pelo facto de ser, precisamente a única licença de Viseu, mas sim pela singularidade do que oferece aos seus ouvintes.