CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

2018-12-25

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

Este Caminho de Montanha desenvolve-se na envolvente da pitoresca Aldeia de Montanha de Cabeça, que por estes dias se veste de Natal, constituindo uma excelente oportunidade para desfrutar da natureza e das tradições mais típicas desta aldeia serrana.

O percurso proposto é de pequena rota circular, apresenta um grau de dificuldade baixo e inicia-se e termina em Cabeça. No trajeto de 2 850 metros percorrem-se áreas de socalcos e nas margens da ribeira sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário.

Parte da rota insere-se na área de estudo do projeto “Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental” (LIFE-Relict) que, nesta região, tem como principal objetivo a preservação das comunidades de azereiro aqui existentes.

Na aldeia há a destacar o casario tradicional, um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto, na serra da Estrela. A singularidade da aldeia eleva-se em dezembro, altura em que as ruas ganham outra vida e se transformam numa verdadeira Aldeia Natal, ostentando uma decoração ecológica, simples e muito criativa.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição on-line (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou através do correio eletrónico cise@cise.pt. A participação na atividade está limitada a 15 participantes e tem um custo simbólico de 5€, valor associado ao seguro.