Música clássica: quinteto de metais brasileiro faz digressão em Portugal

2018-11-20

Música clássica: quinteto de metais brasileiro faz digressão em Portugal

Uma rara oportunidade para conhecer outras propostas no âmbito da música erudita será a digressão em Portugal do Quinteto de Metais Gimba, que apresenta a pouca conhecida música clássica brasileira contemporânea.

Dois dos mais dinâmicos projectos com este tipo de proposta no Brasil, o grupo, que tem origem em Salvador, já fez mais de 100 concertos a celebrar a música de Câmara no país, para além de alguns países da América do Sul. Para 2019, está previsto o lançamento do seu primeiro álbum.

O quinteto é composto por Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Adelson Silva (trompa), Stephan Sanches (trombone) e Renato Pinto (tuba).

O repertório inclui compositores atuais como Wellington Gomes, Pedro Kroger, Ernani Aguiar, Hudson Nogueira e Porfírio Costa.

As apresentações decorrem em Almada (Cine Teatro da Academia Almadense, 20/11), Fátima (Auditorio do GMOF, CMAC, 21/11), Aveiro (22/11), Viseu (Instituto Piaget, 23/11) e Lisboa (Museu da Música, 23/11). Com exceção de Almada, cuja entrada tem um custo de 3 euros, os demais espetáculos têm entrada gratuita.

(Sapo)