Chefs premiados reúnem-se em Viseu esta semana

2018-09-17

Chefs premiados reúnem-se em Viseu esta semana

Embora a gastronomia seja sempre um ponto essencial na Festa da Vindima de Viseu, este ano a sua importância está ao nível de estrelas Michelin. Diogo Rocha, chef do restaurante Mesa de Lemos (situado na Quinta de Lemos) é curador do festival e ele próprio um dos seus protagonistas. A ele juntam-se mais nove nomes da alta gastronomia que se faz em Portugal e não só.

Até agora, estão confirmados nove chefs, três deles com estrela. Como é o caso de Pascal Aussignac, especialista na cozinha da região francesa de Gascogne e proprietário do Club Gascon, em Londres (estrela Michelin desde 2012). Louis Anjo, o chef atual do Bon Bon, restaurante com uma estrela no Carvoeiro (Algarve) também marcará presença, assim como Vítor Matos (do Antiqvvm, Porto (uma estrela Michelin) e Óscar Geadas , do Restaurante G, na Pousada de Bragança.

Os restantes são ilustres chefs da cidade: Luís Almeida (Palace e QB Bistrot), Diogo Pereira (Taberna da Milinha), Hugo Marques (100 Papas na Língua) e Franco Soave (Squisito). A ideia é que todos trabalhem produtos tradicionais da região. Sabores fortes como o queijo da Serra da Estrela, a vitela de Lafões ou o cabrito da gralheira estão a par de outros mais suaves, como a da maçã bravo esmolfe, os cogumelos míscaros, feijoca, feijão papo de rola, avelãs, broa de Vildemoinhos e o aromático azeite (de azeitona galega).

Ao todo, estarão disponíveis 45 experiências gastronómicas, acompanhadas com vinho do Dão, tudo do Rossio, praça central da cidade, que se transformará durante três noites num restaurante a céu aberto.

Paralelamente, realiza-se o Mercado de Vinhos & Sabores, onde haverá provas de vinhos e petiscos, além de artesanato e concertos. Dias 20, 21 e 22 estão marcadas provas de vinhos de produtores do Dão (sexta e sábado, das 18h00 às 21h00 e domingo das 16h00 às 19h00). O wine bar vai funcionar entre as 21h00 e as 00h00 (dia 20) e a 21 e 22 entre as 15h00 e as 18h00 e as 21h00 e as 00h00.

(Evasões)