O Museu de História da Cidade, o Museu Almeida Moreira e o Museu Keil do Amaral vão estar abertos aos domingos entre os dias 15 de junho e 15 de setembro.
“Sabemos que não temos uma procura exacerbada aos domingos, mas, ainda assim, vamos tentar promover várias atividades durante estes meses de verão para ver se inserimos os nossos museus no passeio de domingo”, explicou Leonor Barata.
No entender da vereadora, ao domingo, “ou há programas muito específicos dentro dos museus, como uma oficina, uma mesa-redonda ou o lançamento de um livro”, ou então esse “não é um dia de visita”.
Leonor Barata avançou também que, “a partir do verão, haverá uma nova maneira de visitar estes museus”, através de visitas virtuais a três dimensões.
A vereadora justificou que, aproveitando a celebração do Dia Internacional dos Museus (no próximo dia 18), o município decidiu lançar várias iniciativas e atividades, “e até um novo pensamento estrutural sobre a realidade dos museus”, na sequência de um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do último ano.
Outra das novidades apresentada na conferência de imprensa foi a uniformização da marca dos oito museus da rede municipal, que terão novos logótipos, inseridos num octógono, “para marcar a identidade territorial”.
Foram também feitos novos materiais de divulgação, que estarão disponíveis a partir do dia 18, com o objetivo de fornecer informações mais detalhadas sobre o que se passa nos museus.