Viseu quer esclarecimentos sobre parecer negativo a parque de estacionamento

2023-03-17

Viseu quer esclarecimentos sobre parecer negativo a parque de estacionamento

“A Direção Regional da Cultura vem dar parecer desfavorável com estes argumentos: que [o espaço] devia ser para pomares e hortas, porque era uma zona de pomares e hortas. Eu questiono-me o que é que esta gente anda a pensar”, disse o autarca.

O presidente da Câmara de Viseu lembrou que a cidade “tinha imensas hortas e pomares no que hoje é o centro” e, neste sentido, questionou “que cidade seria hoje com base nesta filosofia”.

Fernando Ruas apontou uma lista de locais no centro urbano que hoje são edificados e que, na sua altura de juventude, “eram pequenas hortas e terras de cultivo com algumas árvores” de fruto.

O autarca disse que, “atualmente, aquele espaço é, possivelmente, mais um enorme silvado que qualquer horta que já terá sido em tempos” e, por isso, vai “pedir uma reunião à direção regional da Cultura e de seguida ao ministro”.

Este parque de estacionamento “estava bem definido e era uma obra rápida” e foi anunciado por Fernando Ruas, aquando da inauguração de um outro parque de estacionamento, “que estaria pronto até ao final do ano”.

Agora, “está ameaçado com este parecer”. Ruas disse que vai até às últimas consequências.