Ruas lamenta falta de recursos para representação em Bruxelas

2023-02-02

Ruas lamenta falta de recursos para representação em Bruxelas

O presidente da Câmara de Viseu e da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lamentou hoje a falta de recursos financeiros que não permite ter representação em Bruxelas, o que aumenta as assimetrias com quem a pode ter.

“Foi inaugurada uma representação da Área Metropolitana (AM) do Porto em Bruxelas. Os Açores e a Madeira já têm, mas isto está a aguçar o apetite dos autarcas em terem lá uma representação, mas isto causa alguma assimetria”, afirmou Fernando Ruas.

No entender do presidente da Câmara, as representações por parte destas regiões “são boas, mas os municípios mais pequenos do país não vão ter uma representação e, por isso, mais desprotegidos ficam”.

“É notório que quem vai lá estar primeiro são os que mais podem, os mais importantes, e os municípios mais pequenos e menos desenvolvidos chegam mais tarde e as assimetrias também se cavam por aí”, defendeu.

Fernando Ruas admitiu que, “com a regionalização, seria diferente, porque seria a região Centro e um vasto conjunto de municípios a estar representado” enquanto com as CIM, “nem que se juntem duas ou três não é possível”.

A Área Metropolitana do Porto (AMP) inaugurou em 25 de janeiro um gabinete em Bruxelas, na Bélgica, para captar fundos europeus que não são, normalmente, geridos em Portugal, disse hoje à Lusa o autarca.
 

Lusa