IP investe na reabilitação da ponte da Ferradosa na Linha do Douro

2022-12-21

IP investe na reabilitação da ponte da Ferradosa na Linha do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar início às obras de reabilitação do viaduto e ponte da Ferradosa, na linha ferroviária do Douro, num investimento de 4,4 milhões de euros.

A intervenção vai decorrer nos quilómetros 150,064 e 151,239 da Linha do Douro e, segundo a IP, visa “garantir a segurança das obras de arte e o seu adequado funcionamento estrutural”.

A empresa explicou, em comunicado, que a ponte tem uma extensão total de 570 metros e que o tabuleiro é constituído por três estruturas distintas: duas estruturas de acesso, uma em cada margem, realizadas em betão armado, e uma estrutura central realizada em treliça metálica.

A intervenção prevista inclui trabalhos como o encamisamento (revestimento usado para reforçar a estrutura) de todos os fustes dos pilares da ponte, a substituição dos aparelhos bloqueadores da ponte, bem como dos aparelhos de apoio dos tramos metálicos da ponte, a fixação dos tramos de margem nos encontros, por intermédio de elementos fusíveis, a reabilitação dos aparelhos de apoio dos tramos de margem e a reparação de betão delaminado na face inferior do tabuleiro do viaduto.

A ponte da Ferradosa permite o atravessamento ferroviário do rio Douro e foi construída em 1980.

Lusa