Autarca de Viseu lamenta estado do antigo IP 5

2022-09-29

Autarca de Viseu lamenta estado do antigo IP 5

O presidente da Câmara de Viseu, lamentou hoje o estado em que se encontra o troço do antigo Itinerário Principal 5 no concelho e exortou a administração central a “cuidar das suas estradas”.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara de hoje, o autarca social-democrata disse que o troço do antigo IP5 tem “um piso inconcebível, que já não vê pavimentação há anos”.

Fernando Ruas lembrou que se trata de “um troço extremamente utilizado, sobretudo por transportes pesados, até para fugirem a três pórticos da autoestrada”.

“Não me lembro nunca de haver lá nenhuma requalificação”, afirmou o autarca, aludindo também ao “estado lastimável das bermas” de várias estradas do país.

Neste âmbito, apelou: “já que não há estradas novas, pelo menos que pavimentem e pintem convenientemente as estradas que temos”.

Fernando Ruas lembrou que a autarquia andou em negociações com vista à municipalização daquele troço de dez quilómetros do antigo IP5, desde a Penoita (no limite do concelho de Viseu) até ao nó da autoestrada A24, mas que tal não foi possível.

No entender de Fernando Ruas, as autarquias devem receber infraestruturas da administração central, “desde que devidamente repavimentadas e depois um montante por quilómetro para a sua manutenção futura”.

Lusa