Vila Nova de Paiva oferece triciclos a crianças do pré-escolar

2022-09-29

Vila Nova de Paiva oferece triciclos a crianças do pré-escolar

A Câmara ofereceu 30 triciclos ao ensino pré-escolar, com cerca de 100 crianças, para promover a mobilidade sustentável e hábitos de vida saudáveis, disse à agência Lusa o presidente.

Paulo Marques disse que a autarquia quer que as bicicletas sejam um meio de transporte muito utilizado no concelho e por isso estão a promover o uso da bicicleta em várias vertentes e, para conseguirem essa mudança, há que  começar pelos mais pequeninos.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva adiantou à agência Lusa que “foi também um pedido das educadoras, que partilharam esse desejo numa conversa com a autarquia” e, então, o executivo resolveu avançar com a compra.

Paulo Marques disse que “há muitos estudos que dizem que as crianças aprendem a andar de bicicleta cada vez mais tarde e é uma atividade que faz muito bem às próprias crianças e ao seu desenvolvimento”.

“Tendo em conta isso, e até temos uma ecopista, que queremos ampliar, então, a melhor forma de o fazer seria através dos mais pequenos, neste caso com triciclos, para promover a mobilidade sustentável e hábitos de vida bons e saudáveis”, sustentou.

“Foram 30 triciclos, parece ridículo, mas foi um número acordado com as educadoras, uma vez que não andam todos ao mesmo tempo e, no fundo, cobre 30% da população do pré-escolar, o que é bom”, apontou.

O autarca defendeu ainda que, com esta iniciativa, o Município está a dar “novos instrumentos às educadoras para trabalharem com os seus meninos toda a motricidade e também no sentido de combater o sedentarismo, que cada vez mais afeta os mais novos”.

Lusa