A requalificação da Escola Básica de Paradinha foi inaugurada na manhã desta segunda-feira.
A empreitada incluiu a construção de uma ligação entre os dois edifícios do Pré-Escolar e do 1º CEB, além de terem sido remodeladas várias instalações, criadas salas e instalados painéis fotovoltaicos que produzem energia para autoconsumo da escola. "Um espaço de recreio coberto, novas salas de terapia, uma sala de professores e espaços complementares às atividades letivas, para além de renovação das salas de aula existentes”, fizeram parte da intervenção, acrescentou o Vereador da Educação, Pedro Ribeiro.
É "um espaço moderno e atual” que visa oferecer aos alunos que a frequentam "melhores condições para aprenderem, adquirirem as competências que são fundamentais para o seu futuro, para o futuro da nossa comunidade e de serem felizes”, disse no evento o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
O autarca frisou o contributo da equipa que trabalhou na escola e dos serviços camarários, para além dos pais que "compreenderam e tiveram persistência para esperar por este grande momento”.
A Escola de Paradinha contou com um investimento de 610 mil euros e começou a ser intervencionada no segundo trimestre de 2021. A obra, financiada pelo Programa Operacional CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), serviu para requalificar a Escola do 1º CEB de Paradinha, em conjunto com o seu respetivo equipamento Pré-Escolar, dotando-os de melhores condições físicas e de funcionamento.
Recorde-se que o projeto piloto educativo seguido na Escola de Paradinha é baseado no Movimento de Escola Moderna e é apoiado pelo Ministério da Educação. Desta forma, quando o Ministério aprovou o modelo educativo posto em prática, reforçando as equipas pedagógicas, o Município de Viseu comprometeu-se a realizar obras de requalificação. A empreitada realizada faz, assim, parte da reformulação e organização do ambiente educativo - estratégias diferenciadas e significativas no que concerne à autonomia e flexibilidade dos alunos – uma forma a (re)pensar o espaço escolar.
CMV