Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva recebe exposição sobre Luísa Ducla Soares

2022-09-12

Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva recebe exposição sobre Luísa Ducla Soares

Até 11 de outubro, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva acolhe a Exposição: "Vida e obra de Luísa Ducla Soares - 50 anos de vida literária”.

Luísa Ducla Soares nasceu em 1939, em Lisboa e, embora tenha recusado, por razões políticas, em 1973, o primeiro prémio atribuído a uma obra sua (Grande Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, do Secretariado Nacional de Informação (SNI) para a obra História da Papoila, de 1972), veio a receber, mais tarde, outras distinções como o Prémio Calouste Gulbenkian, atribuído ao melhor livro de literatura infantil por 6 Histórias de Encantar (1984-1985), e o Grande Prémio Calouste Gulbenkian, atribuído ao conjunto da sua obra, em 1996.

Em 2009 foi distinguida com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores e no ano seguinte foi candidata de Portugal ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Em 2020, assinalou 50 anos de vida literária com a publicação do livro "Luísa – As histórias da minha vida”, onde conta episódios da sua vida enquanto criança, jovem, mãe, avó e escritora.

A exposição "Vida e obra de Luísa Ducla Soares - 50 anos de vida literária” inclui o espetáculo musical infantil intitulado "A 4 Mãos”, da autoria de Daniel Completo, que se realiza na sala polivalente da Biblioteca Municipal, no dia 17 de setembro, pelas 15 horas

Neste momento musical dirigido a toda a família, o autor e compositor dá voz aos poemas da escritora.

CMV