Shortfilms for a New Age em Viseu

2022-09-07

Shortfilms for a New Age em Viseu

O projeto ‘short/age’ apresenta a segunda temporada de curtas “Shortfilms for a New Age” que leva a Viseu três argumentistas para sessões/debates, curtas em competição e oito novos argumentos, disse um dos responsáveis. 

“Está de regresso a segunda temporada do “short/age - Shortfilms for a New Age” com a exibição, a partir de sexta-feira, dia 09, até 2023, de curtas-metragens”, disse à agência Lusa Luís Belo, que, juntamente com Carlos Salvador, criou o projeto ‘short/age’. 

Neste novo ciclo, explicou, estão agendadas “três sessões de leitura e discussão de um argumento e, para isso, marcam presença em Viseu argumentistas para, após a leitura do argumento, conversar e discutir a sua criação e ideias”.

A primeira a marcar presença, adiantou à agência Lusa, é Mónica Santos, do Porto, e a sessão/debate acontecerá em 21 de outubro, uma sexta-feira, como todas as sessões, pelas 22:00, na incubadora do Centro Histórico de Viseu. 

“Depois vamos ter duas extensões que são sessões de cinema, mas não são competição. São curtas premiadas em festivais, de Vila do Conde e de Lisboa, e assim é também uma forma desses festivais terem uma representação em Viseu”, defendeu. 

À semelhança da primeira temporada, em 2021, continuou Luís Belo, o projeto tem a “componente ‘online’ onde serão publicados oito guiões ao longo dos meses até 2023, com o primeiro a ser lançado em outubro”. 

“São novos argumentos, com algum tipo de ligação a Viseu. O primeiro a ser publicado é de Margarida Madeira que é uma realizadora que trabalha, sobretudo, com animação”. 

O projeto, que vai para a 22.ª sessão, uma vez que sucedeu o ano passado ao Shortcutz Viseu depois de oito anos de exibições, começa nesta sexta-feira com “A Rapariga de Saturno”, de Gonçalo Almeida; “Fora da Bouça”, de Mário Veloso e “Life On The Move”, do realizador britânico Osbert Parker.

Lusa