Nelas reutiliza água residual tratada para abastecer indústrias

2022-08-30

Nelas reutiliza água residual tratada para abastecer indústrias

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia explicou que este projeto vai "ajudar a resolver os problemas quantitativos de água na origem do subsistema de abastecimento de Fagilde" e também "diminuir o stress hídrico" que os consumidores introduzem no sistema de abastecimento do concelho.

Em articulação com as empresas, o município implementou "um projeto que visa simultaneamente colaborar na solução do abastecimento de água às indústrias do concelho que dela necessitam para o seu processo produtivo, através da sua reutilização".

Com esse intuito, adquiriu dois grupos de bombagem e respetivas ligações, para instalação na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) III de Nelas, "que garantem, com recurso ao transporte através de camiões-cisterna, cerca de 1.200 metros cúbicos/dia de água residual tratada para as indústrias do concelho".

"Para garantir o abastecimento contínuo, o município de Nelas assegurou um reservatório de 61 metros cúbicos e ainda uma ETAR compacta de 62 metros cúbicos para abastecer, sem interrupções, os camiões com capacidade de 25 a 30 metros cúbicos que estão a transportar a água residual tratada".

Segundo a autarquia, "os abastecimentos tiveram o seu início no mês de julho", de forma experimental, e "intensificaram-se durante a semana passada, com a aplicação deste novo equipamento".

Lusa