Viseu acaba com desconto no tarifário da água

2022-08-29

Viseu acaba com desconto no tarifário da água

Atendendo às mais recentes recomendações do Governo, com o objetivo de "reforçar o combate à escassez de água que se reflete de forma particular no concelho de Viseu", foram decididas novas medidas.

Em comunicado, a autarquia informou que as piscinas municipais, "que atualmente se encontram encerradas para manutenção, até ao final deste mês, irão encerrar, por tempo indeterminado, já no próximo dia 01 de setembro".

Também a partir de quinta-feira, vai ser antecipado o término do desconto de 20% nos consumos domésticos alusivos à água e saneamento, que até agora estavam a ser aplicados aos clientes da Águas de Viseu inseridos nos três primeiros escalões, como medida de apoio no âmbito da pandemia covid-19", acrescentou.

Aludindo à recomendação do Governo para o aumento de tarifas, o presidente da Câmara explicou que, "atualmente, o tarifário dos SMAS [Serviços Municipalizados e Água e Saneamento] aprovado pela entidade reguladora [ERSAR] já penaliza os consumos mais elevados".

Fernando Ruas afirmou que "este grupo de consumidores domésticos representa um número muito baixo, de cerca de 06%, do universo total de clientes", e que, depois de uma análise a "todo o contexto", foi decidido antecipar, "de dezembro para setembro, o desconto de 20% em vigor".

"Com esta medida, pretendemos sensibilizar todos os consumidores domésticos para uma maior racionalização e valorização da água, que é cada vez mais escassa", justificou o edil.