Centro histórico de Viseu com espaço dedicado à arte contemporânea

2022-07-04

Centro histórico de Viseu com espaço dedicado à arte contemporânea

A galeria de arte contemporânea "Venha a Nós a Boa Morte"  nasce num espaço reabilitado pela Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento e quer afirmar-se como "um projeto original que pretende contribuir para a diversidade e descentralização da criação artística" em Portugal.

É um programa de quatro exposições anuais, assumindo a clara intenção de enquadrar o distrito de Viseu, enquanto território de perscrutação e de produção contemporânea no que diz respeito às artes visuais e na sua relação com a região", justifica a Pausa Possível, que criou este programa com a produtora Cul de Sac.

Durante cinco anos, serão convidados "artistas portugueses com um percurso nacional e internacional sólido e longo, cujo trabalho e formas de se relacionarem com o território sejam absolutamente diferentes entre si, com suportes e conceções, eventual e diametralmente opostas", explica.

O objetivo é "a produção de um discurso estético e social, a partir das criações a serem pensadas, produzidas e expostas em Viseu", acrescenta.

Durante o corrente ano, a galeria receberá para residência, exposição e ‘masterclass’ os artistas plásticos André Cepeda, Dayana Lucas, Gabriela Albergaria e João Queiroz.

 

Lusa