Festa do Solstício anima Aldeia de Montanha

2022-06-17

Festa do Solstício anima Aldeia de Montanha

Segundo a organização, a “Caminhada do Lampião” percorre “os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos muito agricultores, hoje em menor número, que no passado regavam os campos com recurso aos ‘giros de água’ e à luz de um lampião [candeeiro]”.

Para além da caminhada, os três dias da Festa do Solstício de Alvoco da Serra incluem várias atividades, como ‘workshops’ de danças tradicionais, uma oficina de saboaria artesanal e brinquedos tradicionais, uma sessão de yoga, música e arte de rua.

“Decoradas e engalanadas, as casas da aldeia são pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região”, garantiram os promotores.

A fonte referiu que, nas ruas, a decoração “será responsável e sustentável, aproveitando recursos e materiais em fim de ciclo, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza”.

A Festa do Solstício é promovida pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com as coletividades locais.

“Cada coletividade se prepara para dar a conhecer aos turistas e visitantes as melhores iguarias da freguesia, arroz-doce, porco no espeto, queijos, enchidos tradicionais e sopas de verão. Todos se envolvem de alma e coração nesta que é a celebração do verão mais autêntica e genuína do país”, assegurou a organização.

A Festa do Solstício da Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra  tem o encerramento marcado para as 18:00 de domingo.