Festival EDUCARTE em Viseu

2022-06-07

Festival EDUCARTE em Viseu

Ao longo dos três dias de festival, quase 600 participantes, provenientes de 11 escolas, jardins de infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho - e também distrito -, vão aproveitar dezenas de atividades e oficinas criativas que juntam as artes visuais e performativas e a natureza numa só experiência, de caráter lúdico-pedagógica.

Nesta edição, os desafios levam os participantes pelos trilhos da Quinta da Cruz, à descoberta da sua biodiversidade, mas também pela aprendizagem e prática de técnicas artísticas como a modelagem em barro ou a cianotipia, o sopro em gotas de tinta e outros trabalhos manuais.

Neste projeto, no qual será posta à prova a criatividade e a imaginação de todos os grupos, contamos com a colaboração dos mediadores Joana Mendonça, Zé Pedro (Quinta Oficina), Gabriel Silva (ASPEA), Luís Branco, Teresa Eça (APECV) e ainda outros elementos da Escola Secundária Viriato.

Na quinta-feira, pelas 18 horas, vai ter lugar a cerimónia de encerramento, com o espetáculo de teatro com música ao vivo "As Ideias são como as Sementes”, de entrada gratuita e dirigido ao público em geral.

Este último dia do festival vai ainda contar com as presenças e discursos da Vereadora da Cultura e Ação Social, Dr.ª Leonor Barata, e da Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Dr.ª Teresa Eça.

O "EDUCARTE – Festival das Práticas Artísticas” é organizado pelo Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, e pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Visa envolver a comunidade na criação artística, promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social, ao mesmo tempo que promove a arte nas suas várias vertentes.

CMV