Viseu recebe Congresso da Fenprof

2022-05-12

Viseu recebe Congresso da Fenprof

Sob o mote “A educação não pode esperar! Combater desigualdades, valorizar a profissão”, o 14.º Congresso Nacional dos Professores vai juntar mais de 650 delegados sindicais para debater os atuais problemas do setor e a ação reivindicativa para o triénio 2022/2025.

Um dos principais momentos será a eleição da nova direção da estrutura sindical, que poderá contar com um novo secretário-geral depois de, em 2019, Mário Nogueira ter sido reeleito para aquele que disse, na altura, ser o seu último mandato.

Se a decisão se mantiver, o seu sucessor é eleito no sábado e será o quarto secretário-geral da história Fenprof, mas ainda não são conhecidos candidatos. 

Mário Nogueira foi eleito pela primeira vez em 2007, pelos seus mandatos passaram seis ministros e é o secretário-geral há mais tempo no cargo, depois de Paulo Sucena, que dirigiu a federação entre 1994 e 2007, e António Teodoro, fundador da Fenprof em 1983 e líder até 1994.

Além da eleição do Secretariado Nacional e dos conselhos Nacional e de Jurisdição, vão também ser discutidas e votadas propostas sobre a ação reivindicativa da organização sindical e o programa de ação para os próximos três anos.

O encerramento do congresso está marcado para o final da tarde de sábado, e vai contar com a presença da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Lusa