Eleitores em confinamento podem votar dia 30

2022-01-19

Eleitores em confinamento podem votar dia 30

A ministra Francisca Van Dunem, esclareceu que os infetados com Covid-19 poderão sair do isolamento para ir exercer o direito de voto.

“Os eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório determinado pelas autoridades de saúde podem sair do local de confinamento no dia 30 estritamente para exercer o direito de voto”, mas em "horário especifico”, explicou a ministra.

“As normas relativas ao confinamento obrigatório devem ser alteradas no sentido de se admitir uma exceção para esses cidadãos poderem ir votar nesse dia”, acrescentou em  conferência de imprensa esta tarde.

Recordou que amanhã, vai ser possível realizar voto antecipado e apelou para que "as pessoas que possam efetivamente votar antecipadamente que o façam" de forma a evitar que no dia 30, por qualquer situação, não o possam fazer, "tanto por razões de estarem confinadas como por outras quaisquer", disse a ministra.

"Votar é seguro", garantiu Francisca Van Dunem em nota final, esclarecendo que foram trabalhadas "todas as hipóteses em perspetiva logística e estão criadas todas as condições para que todas as pessoas possam votar em total segurança".

Lusa