O vereador do Desporto da Câmara de Castro Daire disse que o município se quer afirmar internacionalmente no desporto de montanha.
“Este ano vamos ter os melhores atletas nacionais e internacionais da Corrida de Montanha, num calendário que tem no Montemuro Vertical Run o seu ponto mais alto, porque está integrado na Taça do Mundo da WMRA, e nós vamos representar Portugal”, disse Pedro Pontes.
O responsável acrescentou que, além desta prova mundial, o concelho acolhe, também em 2022, “uma das provas da Taça de Portugal de Corrida de Montanha” da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e, “também da Federação, o Campeonato Nacional de Corrida de Montanha”.
Este campeonato, adiantou à agência Lusa o vereador, “servirá para apuramento da seleção nacional para o campeonato europeu de corrida de montanha, que se vai realizar em França”, em 2023.
Tudo isto, justificou, “é fruto de toda a estratégia que o município tem vindo a realizar nos últimos quatro anos, com uma forte aposta na Serra do Montemuro, uma das mais altas do continente e que tem todas as condições” para o desporto de montanha.
“Nós queremos afirmarmo-nos como território de montanha, quer no desporto ou no turismo, porque temos a Serra do Montemuro e todas as condições para desenvolver estas atividades, e, é nisso que nos diferenciamos dos outros territórios”, justificou o vereador.
Pedro Pontes frisou que estas provas “são o culminar de todo um trabalho em rede, que tem criado bases sólidas, mas são também o arranque de um projeto futuro que a câmara ambiciona” e que passa por “fazer do Montemuro um centro de estágio de grandes equipas europeias”.