Mangualde assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

2021-11-29

  Mangualde assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Município, em parceria com a Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde e o CLDS, vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, com um conjunto de atividades que vão decorrer durante toda a semana de 29 de novembro a 3 de dezembro, em vários espaços da cidade, apelando à participação da população.

 A celebração desta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência. Também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A semana de atividades inclui a inauguração da sede Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde; uma exposição itinerante nas empresas CBI e HR; o seminário “Trabalhar com a Diferença”, que visa informar e sensibilizar o tecido empresarial da região, as IPSS’s e instituições locais, assim como a comunidade em geral para a problemática da baixa taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência no concelho, e incentivar à contratação destas; e o espetáculo de teatro “O Enigma da Caetana”, dinamizado pela AMARTE companhia.

A participação no seminário e no teatro é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. 

 

CMM