“O nosso reino” vence Festival Vista Curta de Viseu

2021-10-18

“O nosso reino” vence Festival Vista Curta de Viseu

O prémio nacional do Vista Curta 2021 vai para “O nosso reino”, de Luís Costa, anunciou a organização, no último dia do festival de cinema de curtas-metragens, que decorreu no auditório do Instituto Português da Juventude.

"Considerando a aparente simplicidade da forma, e o modo como contrasta com a complexidade temática, as componentes imagética e sonora e a sua relação levam a uma experiência eminentemente cinematográfica”, disse o júri.

O painel de jurados foi composto por Melanie Pereira, José Faro e Samuel Barbosa que tiveram a responsabilidade de escolher as melhores curtas para o prémio nacional, com 16 a concurso, e para o prémio local, que contou com três participações.

O prémio local, também no valor de 1.500 euros, como o nacional, foi atribuído a Inês Costa, pelo filme “Amélia”, anunciaram os responsáveis do Cine Clube de Viseu, entidade que organiza o festival.

"Com uma combinação bela entre a imagem filmada e a animação, que resulta num efeito plástico rico e que fortalece a narrativa, essa plasticidade transporta-nos de forma envolvente para um espaço temporal e para uma história tocante e repleta de pontos de afinidade”, justificam os jurados.

O Vista Curta apresentou este ano um novo prémio, intitulado Primeira Vista que teve como júri cinco alunos das escolas secundárias Emídio Navarro e Viriato e também da Escola Profissional Mariana Seixas, que foram “elementos ativos” nos cinco dias de festival.