Novo presidente da Câmara de Viseu tomou posse

2021-10-13

Novo presidente da Câmara de Viseu tomou posse

Durante a cerimónia de tomada de posse,o novo presidente da câmara  disse que “tencionamos, sem hesitações, associar ao pendor obreirista que tanto gostamos a componente imaterial, quantificando esta no apoio social e no marketing territorial, para que Viseu continue a ser a capital da Beira Alta, olhada com respeito e admiração, radicada na força de todas as pessoas que teimam em contrariar alguns profetas da desgraça”.

No entender de Fernando Ruas, que já foi presidente da Câmara de Viseu durante 24 anos (entre 1989 e 2013), o concelho ainda tem “necessidade de investimentos materiais que vão desde a reabilitação até à execução de novas infraestruturas que complementam a componente imaterial”.

O autarca - sucessor de Conceição Azevedo, que assumiu o cargo após a morte de Almeida Henriques, em abril - disse que o seu executivo fará “a necessária ação diagnóstica das diversas situações” e procurará inteirar-se das condições existentes.

Entre os objetivos já definidos estão, por exemplo, a “reinterpretação do Centro de Artes e Espetáculos, cujas bases programáticas foram já projetadas” e que terá “estreita complementaridade com o pavilhão multiúsos”, cuja segunda fase pretende concluir, “aproveitando a estrutura existente”.

O Centro de Artes e Espetáculos “será um dos elementos da grande operação urbanística que pretendemos para a zona norte da cidade”, frisou.

Fernando Ruas disse também que vai criar “o gabinete de cidade”, que irá trabalhar em articulação com a Junta de Freguesia de Viseu, o Gabinete Autárquico, a Sociedade de Reabilitação Urbana e os serviços camarários, “tendo em vista uma preocupação mais atuante, mais ágil e mais presente” relativamente ao que o executivo ambiciona para o desenvolvimento urbano.

O autarca considerou que o futuro coletivo de Viseu “está intimamente ligado à dose de autoestima” incutida em todos os setores da sociedade, o que “passa pela grande honra e pelo grande orgulho” de ser viseense.