Viseu constrói nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros

2021-08-19

Viseu constrói nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros

A Câmara de Viseu vai construir a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de nova geração de Silgueiros e Oliveira de Barreiros, que representa um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros e servirá três mil pessoas.

Com esta obra, serão desativadas as ETAR de Passos de Silgueiros e de Lages de Silgueiros,segundo disse a a presidente da Câmara.

 "O objetivo é garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscoso, na freguesia de São João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados", explicou aos jornalistas Conceição Azevedo. 

Será também possível desativar quatro ETAR e duas fossas séticas coletivas, o que levará a um aumento da eficiência dos recursos humanos e materiais afetos, com uma redução dos custos.

Além da nova ETAR, a empreitada integra a interligação das redes existentes e pequenas ampliações que permitirão servir alguns locais atualmente sem redes de saneamento básico.

"Para além de outros benefícios, esta obra permite assegurar a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos viseenses, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região", sublinhou a autarca.