Secretário de Estado visita Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa

2021-06-16

Secretário de Estado visita Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa

As Extensões de Saúde de Sul e de Santa Cruz da Trapa já reabriram, após diversas diligências e reuniões com as entidades competentes, assegurando assim os cuidados de saúde aos seus utentes.

Em declarações aos jornalistas, o governante afirmou que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a comissão técnica de vacinação ponderam diminuir o tempo entre as doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19. 

De acordo com um estudo publicado na segunda-feira pelas autoridades de saúde britânicas, duas doses das vacinas Pfizer ou AstraZeneca protegem mais de 90% contra hospitalizações em caso de infeção com a variante Delta do novo coronavírus, associada à Índia e potencialmente mais contagiosa.

Lacerda Sales disse ainda que Portugal “está a fazer um estudo”, que também acontece a nível internacional, sobre as variantes do novo coronavírus e a eficácia das diferentes vacinas assim como o perfil clínico das pessoas internadas e se estão ou não vacinadas.

“Tudo isso é muito importante na definição deste processo. Esse estudo está a ser feito, com certeza com a devida tranquilidade também, porque não é só a nível nacional, é também a nível internacional que tem de ser feito de acompanhamento, de monitorização, não é algo que se faça em poucos dias e logo que possa haver alguns resultados que serão apresentados.