O ARTIS XVI – Festival de Artes de Seia prolongado até 13 de Julho

2018-07-02

O ARTIS XVI – Festival de Artes de Seia prolongado até 13 de Julho

O ARTIS XVI – Festival de Artes de Seia foi prolongado até 13 de julho.

O Festival abriu a 5 de maio, na Casa Municipal da Cultura de Seia, Foyer do Cineteatro e Galeria de exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia. Na ocasião, tiveram lugar duas performances, da artista luso-iraniana Rebecca Moradalizadeh e do artista senense Ricardo Cardoso.

O tema nas várias áreas é “A Condição Humana”, existindo também o tema livre. A escolha deste tema visa recolher contributos críticos e visões criativas sobre os desafios morais e sociais colocados ao ser humano pela denominada “crise de valores” e o crescente desenvolvimento tecnológico.

O número total de artistas representados ronda a centena. Inscreveram-se cerca de 70 artistas plásticos e fotógrafos, 46 dos quais de Seia e concelhos vizinhos (artistas locais e regionais), havendo a registar a participação de muitos artistas jovens com formação superior e a qualidade artística das obras. Entre os 36 artistas convidados destaca-se Agostinho Santos, Presidente dos Artistas de Gaia e Diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia, que foi também o presidente do Júri de Premiação.

Apenas os artistas locais e regionais concorreram aos Troféus de Pintura, Escultura e Fotografia. Os vencedores, anunciados na abertura oficial do festival, foram os artistas Jos van den Hoogen (Pintura), José van den Hoogen (Escultura) e Celia Roque (Fotografia).

Após o anúncio e entrega dos prémios, terá lugar no Cine-teatro um espetáculo musical de SURMA (Débora Umbelino), interpretando temas do seu mais recente álbum, “Antwerpen”. A entrada é livre.

Para além das exposições patentes na Casa da Cultura – coletiva de Artes Plásticas, coletiva de Fotografia, In Artis (Inclusão pela Arte, apresentando obras de pessoas com deficiência), o Posto de Turismo de Seia acolheu uma exposição de pintura de Fernando Rocha, de 7 de maio a 4 de junho, apresentando atualmente a exposição de trabalhos dos alunos finalistas do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Seia.

A entrada é livre em todas as exposições, espetáculos e sessões de cinema realizadas no âmbito do Festival de Artes de Seia.

(CentroTV)