20 ME para projetos na Região Centro

2021-05-04

 20 ME para projetos na Região Centro

A CCDRC explica que o Centro 2020 “aprovou 35 novas candidaturas” nas áreas da educação, saúde e património que “representam uma comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 72 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 8,4 milhões de euros”.

Estes projetos são uma resposta à necessidade de estimular o investimento público, relevante para a retoma económica e social, tendo em conta o contexto provocado pela pandemia de covid-19”, refere a comissão.

São beneficiários destes apoios os municípios, as CIM e outras entidades previstas nos pactos.

Na área da educação, o maior apoio aprovado, na ordem dos 2,5 milhões de euros, surge em São Pedro do Sul,  para a requalificação da escola secundária.

No âmbito do património destaca-se, no Município de Carregal do Sal,  a requalificação e musealização da Casa do Passal, onde viveu o diplomata Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) que, enquanto cônsul em Bordéus (França), concedeu mais de 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, a maioria judeus, durante a II Guerra Mundial. Esta requalificação tem um apoio aprovado de cerca de um milhão de euros.

Lusa