Medalhas de ouro para alguns serviços do CHTV

2021-05-03

Medalhas de ouro para alguns serviços do CHTV

A coordenadora da comissão, Elisabete Figueiredo  afirmou que vão ser premiados os três melhores serviços do CHTV e que todos eles têm mais de 90% de sucesso no cumprimento da higienização das mãos ao longo do trabalho. 

Elisabete Figueiredo e mais dois colegas de profissão, Catarina Pereira e Hélder Patrício, estão no núcleo duro da CCIRA e, depois, há um profissional em cada serviço, que “é como que um elo” e que vai “tendo aquele papel chato de andar sempre a alertar os colegas para as boas práticas de higienização”.

Uma prática que deve acontecer em cinco momentos concretos e são estes que são avaliados: antes do contacto com o doente, antes de procedimentos asséticos, após risco de exposição a fluidos orgânicos, após contacto com o doente e após contacto com o ambiente envolvente do doente.

“Às vezes, os profissionais só dão atenção à higienização após a exposição a fluidos orgânicos, porque esse é um risco quase visível, enquanto outros como não são visíveis acabam por ser esquecidos”, admitem os profissionais.

A propósito do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se celebra na quarta-feira, a CCIRA, que costuma, todos os anos, organizar atividades de forma a relembrar “a importância de lavar as mãos”, este ano, além de premiar os serviços, “que serão anunciados só no dia para ter o efeito surpresa”, vão também fazer uma ‘flashmob” em frente à porta principal do Hospital de Viseu.