Novo centro Europe Direct nasce em Viseu

2021-05-03

Novo centro Europe Direct nasce em Viseu

É mais um projeto-âncora de relevo que vai contribuir para a dinamização e atratividade desta zona antiga da cidade, segundo a autarquia. 

O Europe Direct Viseu Dão Lafões é um dos 15 centros de informação instalados em Portugal, assumindo-se como um ponto de contacto privilegiado para todos os assuntos e questões relativos à União Europeia, servindo os interesses de cidadãos, empresas e instituições locais. 

Os serviços prestados e o acompanhamento personalizado possibilitarão aos interessados conhecer estratégias e políticas, legislação e oportunidades de candidaturas a programas e financiamento europeu, entre outras. 

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da CIM, Rogério Abrantes disse que  “num contexto internacional de cada vez maior incerteza, a necessidade de estar bem informado acentua-se”. No seu entender  “esta plataforma de informação europeia vem contribuir para a competitividade e coesão territorial, por via reforço dos laços de proximidade das pessoas, empresas e instituições” de Viseu Dão Lafões e de Aveiro aos centros de decisão da União Europeia.

O autarca de Carregal do Sal referiu ainda que “este serviço vai ter um impacto direto nas possibilidades de formação, qualificação e empregabilidade dos quadros” e, a partir de hoje, haverá mais consciência e informação “das oportunidades de desenvolvimento e crescimento que a União Europeia proporciona aos seus territórios”.

Entre as primeiras atividades deste centro Europe Direct estão um ‘open day’, no próximo domingo, e um passatempo que desafia os cidadãos a visitar a ecopista do Dão de bicicleta, de patins ou a pé, tirar uma fotografia e publicar nas redes sociais.

Lusa