Viseu aposta em projeto de Economia Circular para reciclagem de máscaras e vestuário

2021-04-29

Viseu aposta em projeto de Economia Circular para reciclagem de máscaras e vestuário

A Escola Secundária Alves Martins recebeu na quarta-feira os novos contentores para recolha de máscaras individuais em fim de vida.

É uma iniciativa, que será alargada às restantes escolas secundárias e a estabelecimentos do 2º e 3º ciclos do concelho, é apenas a parte mais visível de um projeto com forte impacto nas áreas social, ambiental e educativa.

Este é mais um projeto que se insere e reforça o posicionamento de Viseu como Cidade-Jardim”, afirma a Presidente da Câmara de Viseu. "A parceria que estabelecemos com a TO-BE-GREEN tornará Viseu ainda mais verde, estando em linha com toda a política ambiental e de aposta na reciclagem que temos vindo a desenvolver”, disse Conceição Azevedo.

Recorde-se que, com a eclosão da pandemia da COVID-19, as máscaras individuais tornaram-se omnipresentes e tudo indica que continuarão a fazer parte do nosso dia-a-dia. Estima-se que, só a nível nacional, 150 milhões de máscaras são colocadas no lixo todos os meses, com graves prejuízos para o ambiente.

A Vereadora da Educação e Ação Social da autarquia viseense, considera que o projeto tem um enorme alcance, "uma vez que toca em áreas relevantes como a ação social e a preservação do ambiente”. Cristina Brasete disse que o projecto “tem ainda um potencial incrível no que respeita à educação e sensibilização dos nossos jovens para a adoção de comportamentos capazes de mudar o mundo e garantir o nosso futuro”. 

 

CMV