Imagiologia do hospital de Viseu a crescer

2021-04-13

Imagiologia do hospital de Viseu a crescer

Trata-se de um investimento na ordem dos 500 mil euros.

“O grande objetivo desta sala, que era um anseio nosso há anos, mas que se tornou particularmente necessária com a pandemia, é separar os doentes do serviço de urgência dos que estão na sala de espera para exames programados. Assim, não se misturam”, disse Duarte Silva.

O responsável pelo serviço de imagiologia do Centro Hospitalar Tondela Viseu  explicava aos jornalistas que “é possível controlar o número de exames programados, mas não se consegue programar o número de exames que chegam pela urgência”, e deu como exemplo um eventual acidente de autocarro que poderá “aumentar imenso” as necessidades.

A sala está “estrategicamente colocada” do outro lado do corredor do acesso às urgências, “entre a sala de urgência e a nova sala de ecografia de urgência, precisamente para todos os doentes de urgência serem atendidos nesta ala sem entrarem no serviço central” da imagiologia e que são, “seguramente, mais de 100.000 por ano”.

O responsável acrescentou à Lusa  que com a entrada em funcionamento desta sala, a quarta do género no serviço e que já fez “pontualmente alguns exames nos últimos dias, mas que só estará a 100% no final do mês”, estão a ser ultimados pormenores logísticos e tudo isso “vai permitir fechar o resto do serviço durante a noite e ter as pessoas concentradas” naquele espaço.