Viseu assinala a Páscoa com iniciativas culturais

2021-03-30

Viseu assinala a Páscoa com iniciativas culturais

Até 11 de abril, Viseu assinala a Páscoa com iniciativas culturais seguras para toda a família, na sua maioria em formato digital.

Nesta quarta-feira, a Galeria de Rua do Rossio recebe uma nova exposição. Chama-se "Parques Naturais de Viseu” e é da autoria de João Cosme, fotógrafo de natureza, cujas imagens têm sido publicadas em revistas nacionais e internacionais como BBC Wildlife, GDT, National Geographic Magazine Portugal, Visão, Notícias Magazine, entre outras.

A exposição de fotografia mostra imagens da fauna e flora dos parques e jardins de Viseu, em ano de "Viseu Cidade-Jardim”. A Borboleta Pmacaon, as aves Chapim-azul e Chapim-real, a Coruja-do-mato e o esquilo são alguns dos protagonistas da exposição, fotografados em grande pormenor. 

Para esta época, os Museus Municipais de Viseu - Museu Almeida Moreira, Museu do Linho de Várzea de Calde, Casa da Ribeira, Museu de História da Cidade, Polo Arqueológico de Viseu, Quinta da Cruz e Museu do Quartzo - lançam desafios criativos às famílias.

O Museu Almeida Moreira vai proporcionar as oficinas "Coelhinho Recheado” e "Criação e aplicação de Stencil”. Para ambas, destinadas a famílias, o Museu preparou um kit que pode ser levantado no local, para a elaboração das atividades em casa. 

Já o Museu do Linho de Várzea de Calde desafia as famílias a confecionar os "Bolinhos da Tia Laura” e a plantar e cultivar uma "Sementeira do Linho” nas suas habitações.

A Casa da Ribeira vai disponibilizar uma conversa sobre "Doçaria Tradicional da Páscoa” nas redes sociais dos Museus de Viseu, tendo como protagonista o historiador Alberto Correia. 

No que toca ao Museu de História da Cidade, o espaço museológico incita as famílias a "Refotografar Viseu”, no Dia Nacional dos Centros Históricos, a 28 de março. 

O Polo Arqueológico de Viseu apresenta os "Jogos do PAV”, um conjunto de puzzles e jogos de memória online que utilizam e dão a conhecer objetos e sítios arqueológicos do concelho. Também incentiva à criatividade com a oficina "Florigami”, cujas instruções poderão ser consultadas no site do Polo Arqueológico de Viseu, em www.poloarqueviseu.pt.

Já a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu e o Museu do Quarto – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho vão disponibilizar conteúdos didáticos nas redes sociais dos Museus de Viseu.

No que toca à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, o espaço vai celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil com a oferta de uma obra a todas as crianças que realizarem a requisição de um livro, nos dias 2 e 3 de abril. 

Os projetos apoiados pelo Município através do programa municipal VISEU CULTURA, também têm lugar na programação de Páscoa da Cidade-Jardim.

CMV