Assembleia Municipal de Viseu quer ligação ferroviária

2021-02-26

Assembleia Municipal de Viseu quer ligação ferroviária

“A ligação da ferrovia a Viseu, para além de um anseio da região, trata-se de um investimento estruturante e prioritário identificado desde 2014 no PETI3+ [Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020]. Esta ligação reveste-se de maior importância por Viseu ser a cidade a única cidade da Europa, com esta dimensão, sem qualquer ligação ferroviária”, disse o deputado social-democrata.

Pedro Alves defendeu no documento apresentado à Assembleia Municipal que se trata, “igualmente, de uma ligação ferroviária reiteradamente assumida, como prioridade, pelo atual e anterior ministro das Infraestruturas e está inserida no plano ferroviário nacional, onde se assume a ligação de comboio a todas as capitais de distrito”.

A  Assembleia Municipal de Viseu quer que “o Governo promova as diligências necessárias para integrar a ligação de Viseu à linha da Beira Alta, no âmbito do PRR, uma vez que se enquadra no âmbito da mobilidade sustentável”.

A moção vai, entretanto, ser enviada para o primeiro-ministro, para os ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital e das Infraestruturas e Habitação e aos “grupos parlamentares e deputados únicos, com lugar na Assembleia da República”.