Autarquia de Castro Daire despede-se de 2020 sem dívidas a fornecedores

2021-01-11

Autarquia de Castro Daire despede-se de 2020 sem dívidas a fornecedores

Todas as faturas com data anterior a 31 dezembro 2020 emitidas pelos fornecedores e que foram rececionadas e validadas até ao último dia do ano transato foram liquidadas ainda em 2020", refere a edilidade em comunicado.

O executivo de Castro Daire justifica esta situação com o facto de ter definido, no início do mandato, "vários objetivos de gestão" que passariam pelo "rigor financeiro", ainda que, em termos financeiros, o ano não tenha sido fácil.

Segundo a autarquia, por um lado, "a pandemia originou um impacto negativo elevado no orçamento municipal com a implementação de várias medidas ligadas ao combate à covid-19 que implicaram a redução da receita e o aumento da despesa para apoio às famílias, empresas e instituições".

Por outro lado, no ano passado, "após a análise e decisão do Tribunal Arbitral, foram ainda pagos cerca de 455 mil euros a fornecedores, referentes a despesas efetuadas no mandado anterior sem a devida contratação".

O município realça que quer ser "um exemplo no desempenho financeiro", o que ainda tem mais importância "numa altura em que a maioria das empresas atravessa um período muito difícil provocado pela pandemia".