Sernancelhe e Resende em risco moderado

2021-01-09

Sernancelhe e Resende em risco moderado

Os autarcas de Sernancelhe e Resende não consideram este municípios fora de risco, apesar de serem os únicos concelhos do distrito de Viseu em risco moderado.

“Não somos nenhuma ilha. O vírus não escolhe fronteiras administrativas. Os 5.500 habitantes de Sernancelhe estão também todos em risco elevado, porque não podemos dissociar uma região inteira num raio bastante alargado”, afirmou à agência Lusa o autarca de Sernancelhe.

Carlos Silva Santiago entende que “se os colegas à volta [do seu concelho] estão todos numa circunstância excecional, Sernancelhe também está, até porque os municípios não se conseguem definir entre si como nas cartas militares”.

Já o presidente da Câmara de Resende, disse à agência Lusa que “o facto de o comércio e os serviços (no fundo, a economia local) subsistirem muito à base dos seus habitantes pode ajudar na redução de números”.

“Não dependemos de pessoas de fora do concelho o que acaba por ser uma vantagem”. Algum dia a diminuição da população e a mobilidade entre os concelhos teria de ser uma vantagem, contribuindo para que “haja menos números ativos no município”, defendeu Garcez Trindade.