Moimenta da Beira vai ter Centro de Interpretação do Municipalismo

2020-11-19

 Moimenta da Beira vai ter Centro de Interpretação do Municipalismo

“Moimenta da Beira tem um histórico de municipalidade que é muito importante”, disse  à  Lusa o presidente da autarquia. José Eduardo Ferreira acrescenta que existiram oito concelhos até à reforma administrativa do mapa territorial de Portugal Continental iniciada por Mouzinho da Silveira, no século XIX.

“Com o Centro de Interpretação do Municipalismo, queremos requalificar um edifício que é, ele próprio, histórico e ligá-lo à modernidade”, avançou José Eduardo Ferreira.

O autarca referiu que, por exemplo, será criada uma aplicação interativa que, além de ter todas as informações sobre o centro interpretativo, incluirá um roteiro turístico de visitação aos antigos oito concelhos.

“É muito interessante não apenas para o passado, mas também para o futuro, porque, se tivermos o cuidado de analisar bem a história, podemos chegar à conclusão de que, na história de municipalismo de Moimenta da Beira, se confirma um enorme centralismo em Lisboa”, afirmou o edil.

Segundo José Eduardo Ferreira, Moimenta da Beira continua “a padecer muito deste centralismo de Lisboa”.

Depois de dois concursos para requalificar o edifício que ficaram desertos, o autarca está otimista de que à terceira será de vez e que as obras arrancarão “dentro de um mês ou dois”.

De acordo com a autarquia, as novas tecnologias “permitirão aos visitantes do espaço descobrir e interagir de uma forma sensorial e emotiva com conteúdos da narrativa histórica dos antigos oito concelhos, cientificamente correta e facilmente entendível”.

Estarão disponíveis “textos, mapas e imagens dos monumentos mais representativos e simbólicos à época da existência jurídica enquanto concelho”, ainda de acordo com o autarca.