Marcelo diz que poder local com transferência de competências precisa de mais recursos

2020-10-15

Marcelo diz que poder local com transferência de competências precisa de mais recursos

O Presidente da República defendeu que não há democracia no nosso país sem um poder local forte e, atualmente, com o “passo importante” da descentralização, não se pode dar só atribuições e competências, também se “exige recursos”.

“É um passo muito importante, porque é um passo que ao ser dado tem dificuldades, exige recursos. Exige recursos, não apenas atribuições e competências, mas recursos. Mas é um passo que testa a solidariedade e prepara o futuro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

“É assim que se cria o espírito regional. A descentralização vai-se aprofundando na vivência das populações e na vivência dos autarcas. Não é uma questão de lei, ou de direito, de regras ou de normas, é uma questão de vivência. E o heroísmo dos autarcas, testado aqui também, está a abrir caminho ao aprofundamento dessa descentralização”, considerou o chefe de Estado.

O Presidente da República na sua intervenção dedicou boa parte à questão da descentralização, a par da pandemia de covid-19, e assumiu que “não há democracia em Portugal sem um poder local forte”.