Museu do Pão recebe escrivaninha de Pessoa

2020-07-07

Museu do Pão recebe escrivaninha de Pessoa

A escrivaninha do poeta Fernando Pessoa e uma rara primeira edição da"Mensagem" integram, a partir de agora, o espólio expositivo do Museu do Pão, em Seia, para aumentar o potencial atrativo do complexo cultural.

Segundo o administrador do grupo proprietário do Museu do Pão,a escrivaninha que pertencia à coleção privada da família de Fernando Pessoa foi adquirida num leilão, juntamente com os óculos do poeta, enquanto a obra "Mensagem" já pertencia ao acervo do museu.

Tiago Quaresma disse hoje, na apresentação das peças que estão expostas na Sala do Pão Político, Social e Religioso, que a empresa "teve a felicidade" de adquirir, em leilão, a escrivaninha de uso pessoal do poeta e os óculos, sendo que estes irão para A Brasileira, no Chiado, em Lisboa, que também pertence ao mesmo grupo empresarial.

O empresário explicou que a escrivaninha e a "Mensagem"foram integradas no circuito expositivo do Museu do Pão por seconsiderar que "este momento é a grande oportunidade para ointerior se afirmar".

O grupo está presente em todo o país, mas tem ligações a Seia, e decidiu "dar o exemplo": "E a escrivaninha é a nossa forma de dar um grande exemplo para o que pode e deve ser o interior", disse o responsável.