Viseu em alerta especial laranja nos próximos dias

2020-07-07

 Viseu em alerta especial laranja nos próximos dias

A informação foi avançada ontem em conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Oeiras, pelo comandante operacional nacional. Duarte Costa afirmou estarem “reunidas as condições favoráveis à eventual ocorrência da propagação de incêndios rurais”, tendo por base as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para os próximos dias.

O comandante Duarte Costa referiu que as condições previstas até 5 feira são de tempo seco e quente, com humidade relativa no ar inferior a 20%, vento moderado a forte, sobretudo nas terras altas, temperaturas máximas superiores a 36 graus no sotavento algarvio e no interior norte e possibilidade de trovoada seca no interior norte e centro.

O comando nacional, decretou a passagem para o estado de alerta especial laranja para os  distritos de Viseu,Guarda, Bragança, Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Portalegre, Santarém e Vila Real. O comandante Duarte Costa, acrescentou que se mantém o estado de alerta especial amarelo para os restantes distritos do país.

A ANEPC pediu ainda ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) “a localização das máquinas de rasto prontas para o emprego operacional nestes distritos e às Forças Armadas a passagem a nível amarelo do Plano Hefesto, de apoio à Proteção Civil nas ações de combate e prevenção de fogos rurais

.Duarte Costa apelou ainda à “adequação dos comportamentos de todas as pessoas, numa atitude de cidadania responsável face à situação de perigo de incêndio rural”, recordando a proibição de queimadas e de uso do fogo em zonas críticas e de floresta enquanto vigorar o período crítico de combate a incêndios, até 30 de setembro.

Pediu ainda que as populações evitem deslocar-se para zonas de incêndio apenas para ver as chamas.

 

Lusa