Viseu avança com obra de reabilitação do antigo Orfeão

2020-06-29

Viseu avança com obra de reabilitação do antigo Orfeão

Este é um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico, um exemplar inigualável do património histórico e arquitetónico de Viseu, que será agora devolvido à comunidade. 

A intervenção vai ser estruturante, mas seguindo os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício, mantendo elementos distintivos como a cobertura, o conjunto de azulejos, as escadarias, os tetos, o lanternim e os salões.

“Esta é uma obra muito desejada num imóvel histórico de grande memória e afeto em Viseu”, considerou o Presidente da Câmara. “Conciliámos o objetivo de o revitalizar com o desígnio de uma exemplar intervenção de reabilitação patrimonial”, afirmou  Almeida Henriques.

O avançar desta obra permite dar seguimento à estratégia de revitalização do Centro Histórico, levada a cabo pelo Município de Viseu e a VISEU NOVO desde 2014, através da criação de novas âncoras no coração da cidade.

Neste caso, o futuro do edifício passará pela recuperação das atividades culturais ali anteriormente desenvolvidas, permitindo que no “corpo” novo seja instalado um equipamento de apoio pedagógico.

 

CMV