Autarquia de Viseu esclarece acolhimento de gatos vadios

2020-05-26

Autarquia de Viseu esclarece acolhimento de gatos vadios

Município de Viseu recolheu dois gatos vádios.

Esta recolha  acontece depois de solicitada a intervenção dos serviços veterinários municipais devido à invasão diária de gatos num espaço de uma habitação onde urinavam e defecavam. Sendo gatos de rua, sem cuidados de saúde básicos como a vacinação, esta situação representa um risco para a saúde pública e para os outros animais domésticos.

Neste sentido, o Município de Viseu preparou a recolha destes animais, que  foi feita de forma a garantir a tranquilidade e segurança dos animais, foi colocada uma jaula à sombra, num local fresco, com água e comida. A transportadora utilizada tinha também água e comida.

Por agora estes gatos estão na Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, onde são observados, desparasitados e vacinados para posteriormente serem esterilizados e socializados de forma a poderem ser adotados de modo responsável.

A autarquia de Viseu resolveu esclarecer a situção em comunicado, onde revela que  não procede à recolha de animais com detentores, vacinados, desparasitados e esterilizados. Nunca o fez nem é esse o seu entendimento. 

O Município de Viseu repudia por isso todas as atitudes de ameaça a colaboradores, especialmente quando verificadas sobre premissas falaciosas.