“Alimente quem o alimenta” reúne mais de mil produtores

2020-05-21

 “Alimente quem o alimenta” reúne mais de mil produtores

Maria do Céu Albuquerque lembrou que a criação desta plataforma teve como objetivo aproximar os produtores dos consumidores, de forma a minimizar os efeitos da pandemia da covid-19.

Através desta plataforma lançada pelo Ministério da Agricultura, qualquer produtor pode anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para entrega, e qualquer consumidor poderá pesquisar por concelho e por produtos (biológicos ou não) e encomendá-los.

Maria do Céu Albuquerque falava na cerimónia de apresentação do mercado ‘online’ “Prove Viseu Dão Lafões”, que pretende ser “um acelerador para a transformação digital” das micro, pequenas e médias empresas da região, apoiando os produtores locais no escoamento dos seus produtos a nível nacional.

A ministra disse não ter dúvidas de que este tipo de relacionamento entre produtores e consumidores veio para ficar.

“Cabe a todos nós fazermos com que esta forma de comércio digital possa, cada vez mais, servir o nosso país, nomeadamente as regiões mais rurais, com menor densidade populacional e, com isso, sermos capazes de alimentar a economia local, regional e familiar, essencialmente, valorizar aquilo que é nosso”, disse a governante.

Aos jornalistas, o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, explicou que, mesmo antes da covid-19, já havia a intenção “de um dia lançar este mercado ‘online’”.

Segundo Nuno Martinho “vivemos um tempo diferente e houve necessidade de acelerar todo o processo”. O responsável, justificou que a CIM e os seus parceiros neste projeto não podiam ficar indiferentes às dificuldades de escoamento dos produtores locais e à oportunidade criada com o aumento das vendas ‘online.

A partir de hoje, o mercado ‘online’ “Prove Viseu Dão Lafões” tem disponíveis “mais de uma centena de referências de artigos”, entre os quais se destaca o queijo Serra da Estrela, o vinho do Dão, os enchidos, o chá, o mel e os licores.

“Vamos entrar hoje com quase duas dezenas de produtores que se associaram a esta plataforma e temos mais cerca de duas dezenas prontos para entrar”, salientou Nuno Martinho.

Com a expectativa alta, há já a “ambição de evoluir”, estando prevista, por exemplo, a promoção de cabazes de Natal, disse o responsável.