Tondela apoia freguesias e instituições

2020-04-22

Tondela apoia freguesias e instituições

A Câmara deu ontem luz verde a vários protocolos de apoio às freguesias e a instituições do movimento associativo do concelho, para obras ou iniciativas, num montante que se aproxima dos 600 mil euros.

De acordo com o comunicado “os protocolos com Juntas e Uniões de Freguesia do concelho ultrapassam os 380 mil euros, prevendo a comparticipação de diversas obras de requalificação e melhoramentos, bem como o apoio a atividades dos seus centros de animação local”.

A Junta de Freguesia de Molelos vai receber um apoio “de cerca de 110 mil euros, para comparticipar a construção de um armazém de apoio à junta”, uma vez que o anterior edifício “ficou completamente destruído aquando dos incêndios de 2017”, e também para a “requalificação do Parque das Raposeiras, que prevê igualmente a construção de infraestruturas de apoio à sonega”.

O executivo de Tondela aprovou também um contrato interadministrativo com esta junta de freguesia, no montante de 65 mil euros, “para execução de diversas pavimentações em calçada, de forma a melhorar acessibilidades às habitações e o embelezamento paisagístico destes espaços”.
 

 A Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria vai assinar um protocolo com a autarquia para receber um “apoio que ultrapassa os 95 mil euros e que visa a reconstrução do espaço multiusos”, ja que este edifício da Cruz Vermelha tinha sido danificado pela tempestade Leslie, em outubro de 2018.

Já a União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha é contemplada com 40 mil euros para apoiar os trabalhos de melhoramento das áreas envolventes do Monte da Nossa Senhora da Esperança, onde também se espera a instalação do Posto de Vigia da GNR”, segundo o documento.

Outra das freguesias contemplada com o apoio da autarquia, em quase 39 mil euros, é a União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, para “comparticipar, entre outras coisas, a construção de um edifício de apoio ao jardim-de-infância e centro de animação”.

A autarquia aprovou ainda “apoios a diversas associações do concelho e aos agrupamentos de escolas, no domínio da ação social escolar, para além de contratos interadministrativos de delegação de competências em Juntas e Uniões de Freguesias, no âmbito do programa "Saúde em Dia”.