Covid-19: Câmara de Resende declarou situação de alerta municipal

2020-03-25

Covid-19: Câmara de Resende declarou situação de alerta municipal

A Câmara de Resende declarou hoje à tarde situação de alerta municipal devido à pandemia da covid-19, que provocou uma morte e mais dez casos positivos na Santa Casa da Misericórdia local.

Num comunicado colocado ao final da tarde na rede social Facebook, o município do distrito de Viseu refere que o seu presidente, Garcez Trindade, “decidiu declarar a situação de alerta de âmbito municipal” às 16:30 de hoje.

“Na sequência desta declaração, foi realizada uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (versão reduzida), que deliberou ativar o Plano Municipal de Emergência, com efeitos imediatos”, explica.

Segundo a autarquia, neste documento encontram-se definidas “as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil, com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias à resposta”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Em Portugal, há 33 mortes, mais 10 do que na segunda-feira, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 302 novos casos em relação ao dia anterior (mais 14,7%).

Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.