Seia decreta três dias de luto municipal pelo falecimento de Pina Moura

2020-02-21

Seia decreta três dias de luto municipal pelo falecimento de Pina Moura

No despacho publicado na página oficial do município de Seia na internet, Carlos Filpe Camelo  refere que tomou conhecimento da morte de Joaquim Pina Moura com “profunda tristeza e consternação”.

Antigo ministro da Economia e das Finanças no segundo Governo liderado por António Guterres (1999/2002) e antes secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro (1995/1997), Joaquim Pina Moura morreu em casa, na quinta-feira, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa.

O autarca de Seia considera Pina Moura um “ilustre senense” e “detentor de um vasto percurso profissional, de participação cívica e política, do qual se destacam tarefas de elevada responsabilidade desempenhadas no mundo empresarial e em funções públicas ao mais alto nível no Governo”.

O presidente da autarquia decretou três dias de luto municipal, a cumprir entre hoje e domingo, “com a inerente colocação a meia haste da bandeira do município em todos os edifícios municipais”.

O velório de Pina Moura realiza-se no domingo das 15:00 às 23:00 "no antigo museu dos Coches", em Belém, e o funeral na segunda-feira para o cemitério Prado do Repouso, a partir das 14:00", disse à Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.

 

(Lusa)