Feira do Queijo Serra da Estrela quase a chegar a Seia

2020-02-20

Feira do Queijo Serra da Estrela quase a chegar a Seia

Segundo fonte da Câmara Municipal de Seia, o queijo gigante que vai ser produzido na feira deste ano entrará em processo de cura e só será pesado e provado na edição de 2021.

Em 2019, foi confecionado um exemplar com mais de 400 litros de leite de ovelha, cujo peso só será revelado na abertura da feira deste ano, que tem a cerimónia de inauguração marcada para as 10:00 de sábado.

A confeção do “maior queijo de ovelha” de Seia será realizada durante o dia de segunda-feira, no recinto da 43.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, com a participação de produtores locais.

O município de Seia refere em comunicado que, de sábado ao dia de Carnaval, os visitantes da Serra da Estrela são convidados a “degustar o afamado queijo da serra e os produtos locais”, a “conhecer as tradições genuínas” e a “viver o ambiente festivo proporcionado pelo folclore e música tradicional”.

“O certame, um dos mais antigos da região, conta com a sua 43.ª edição e aposta na valorização dos produtos regionais, onde o queijo Serra da Estrela assume maior protagonismo, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região Serra da Estrela, os enchidos, o mel e o azeite”, de acordo com um comunicado da autarquia.

Ainda na gastronomia, o programa do evento, que acontece no edifício do Mercado Municipal de Seia e na zona envolvente, destaca, ao longo do dia de Carnaval, a confeção ao vivo de enchido tradicional.