Tondela promove a leitura sem idade

2020-02-19

Tondela promove a leitura sem idade

Intitulado “Leitura sem Idade”, este projeto está a ser desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Tondela, que selecionou oito livros que retratam o território ou têm o cunho de autores do concelho.

Estes livros vêm sendo oferecidos a uma dezena de instituições, que se inscreveram nesta atividade, permitindo assim que fiquem disponíveis para ser lidos pelos seus utentes, maioritariamente pessoas idosas.

Aquando da entrega dos livros, a monitora da Biblioteca Tomaz Ribeiro aproveita para dar a conhecer cada livro, procurando incutir curiosidade nos utentes e cativá-los para a leitura.

Para além de ser uma fonte de cultura e de ocupação do tempo, a leitura é também um ótimo exercício para melhorar a atividade cerebral.

Esta iniciativa, que chega a centenas de idosos do concelho prevê que estes sejam inquiridos sobre como brincavam no passado.

O objetivo passa por recolher estas vivências e reproduzir réplicas dos brinquedos do antigamente, que serão expostos na Biblioteca Municipal de Tondela, em abril.

Esta será uma exposição itinerante, que tem a pretensão de ser levada a todas as crianças de Tondela.

O projeto “Leitura sem Idade” arrancou em outubro do ano passado e vai continuar a dar resposta às instituições que pretendam inscrever-se neste projeto.
 

(CMT)