Autarquia de Tondela quer dar benefícios sociais aos bombeiros voluntários

2020-01-15

Autarquia de Tondela quer dar benefícios sociais aos bombeiros voluntários

Em comunicado, o autarca,  José António Jesus, refere que a proposta – que ficará em discussão pública - reconhece “o mérito e altruísmo dos bombeiros” e “o papel relevante do voluntariado nas corporações de bombeiros”.

Além de prever que os bombeiros voluntários beneficiem de um seguro contra acidentes pessoais, a proposta integra várias regalias àqueles que têm habitação própria e permanente.

Segundo a edilidade, estão previstas, entre outras coisas, a “isenção nas tarifas e taxas administrativas municipais devidas pela ligação à rede de abastecimento de água e à rede de drenagem de águas residuais domésticas” e a “redução em 50% da taxa do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), até ao limite máximo de 150 euros por ano”.

Já no caso de habitação arrendada, segundo a autarquia, beneficiam da atribuição de apoio ao arrendamento habitacional até ao máximo de 150 euros anuais ou têm preferência na atribuição de habitação social promovida município de Tondela.

O documento inclui ainda outro tipo de apoios, como a atribuição do escalão A no âmbito da ação social escolar aos filhos dos bombeiros, 50% de desconto no acesso às piscinas municipais e ao balneário termal de Sangemil e também nas atividades de caráter desportivo e cultural organizadas pela autarquia.

A atribuição de um ‘voucher’ de 50 euros anuais para a aquisição de materiais escolares, em estabelecimentos comerciais do concelho de Tondela, para os filhos a frequentar a escolaridade obrigatória é outra das medidas.

“Está também previsto apoio jurídico e administrativo, até ao limite de três mil euros, ao bombeiro e respetivo agregado familiar, em processos decorrentes de acidente em serviço”, acrescenta.

Atualmente, as duas corporações do concelho (Tondela e Campo de Besteiros) têm 130 bombeiros voluntários.
 

 

(CMT)